Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Pandemia da violência deixa mais 10 mortos no Ceará em assassinatos nas últimas 24h

 

Dez pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas. Quatro delas foram mortas nas ruas da Capital, nos bairros Planalto Pici (duplo homicídio), Ancuri e Granja Portugal. Outras quatro no interior do estado e mais duas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Um casal foi baleado e morto na noite desta terça-feira (2) no bairro Planalto Pici, em Fortaleza. O crime ocorreu na Rua Pernambuco. As vítimas foram atingidas por vários tiros disparados por ocupantes de um automóvel de placas não identificadas. Equipes do Samu estiveram no local, assim como patrulhas da Polícia Militar.

No bairro Ancuri, bandidos invadiram um apartamento do Condomínio Alameda das Palmeiras, situado na Rua Palmeira dos Índios, e mataram, a tiros, Orion Napoleão de Moraes Neto, 36, que tinha antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes e homicídio.

No cruzamento das ruas Itajaí e 1º de Maio, no bairro Granja Portugal, um homem identificado como Márcio da Silva Carneiro, 34 anos, foi executado a tiros na noite desta terça-feira.

Região Metropolitana

No Distrito de Caponga, em Cascavel, bandidos assassinaram, na noite de ontem, o professor de inglês, identificado por Luiz Carlos. Conforme a Polícia, a vítima não possuía antecedentes criminais e pode ter sido vítima de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Em Itaitinga, o corpo de um homem foi encontrado na noite de ontem com marcas de violência. A vítima estava com as mãos amarradas por cordas. A Polícia suspeita que ele tenha sido seqüestrado noutro lugar e levado para ser executado onde o cadáver foi localizado.

No Interior

Em Tabuleiro do Norte (a 216Km de Fortaleza), o ex-vereador daquele Município, Raimundo Dias Pinheiro, 57 anos, foi morto por pistoleiros quando trafegava na estrada da Ladeira da Bica, no Distrito de Olha d’Água da Bica, na zona rural.

Em Salitre, na região Sul do Ceará, no Cariri (a 557Km da Capital), Misael de Carvalho da Silva, 26 anos, foi assassinado a pauladas no Sítio Chagas, na zona rural.

O corpo de um desconhecido foi encontrado na tarde de ontem no Distrito de Antônio Diogo, no Município de Redenção (52Km de Fortaleza) com marcas de violência. O homem foi morto a pedradas e o cadáver já apresentava sinais de decomposição.

Na cidade de Apuiarés (a 111Km de Fortaleza) um jovem identificado somente por Israel, foi morto a tiros na noite de ontem.

(Fernando Ribeiro)

Abrasel repudia as novas medidas do governo e cita “morte de mais empresas”

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), representação do Estado do Ceará, repudiou nesta terça-feira (2) as novas medidas anunciadas pelo governo do estado que têm como objetivo reduzir os índices de infestação da pandemia da Covid-19. A entidade diz que essas novas medidas representarão “mais mortes de empresas”.

Através das redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) anunciou novas restrições de horário para os estabelecimentos que não se enquadram na categoria de serviços essenciais.

De acordo com o decreto número 33.918, de 2 de fevereiro de 2021, do Governo do Estado do Ceará, já publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), a partir desta quarta-feira (3) até o próximo dia 17, todos os setores da economia de Fortaleza terão horário reduzido de funcionamento, podendo manter as atividades somente entre 6 e 20 horas.

Já os bares e restaurantes, além de barracas de praia e praças de alimentação de shoppings e todo o ramo de alimentação fora de casa, obedecerão a este mesmo horário entre segunda e sexta. Mas, aos sábados e domingos o horário de encerramento será às 15 horas, podendo, no entanto, permanecerem funcionando para entregas, inclusive, por telefone e aplicativo.

De acordo com o decreto, poderão funcionar sem interrupção de horário os seguintes tipos de estabelecimentos: serviços públicos essenciais, farmácias, supermercados e congêneres, postos de combustíveis, hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência, laboratórios de análises clínicas, segurança privada, Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral, além de funerárias.

Repúdio

Em Nota Oficial, a Abrasel afirma que a medida anunciada pelo Governo “pegou de surpresa milhares de empregadores, empregados e suas famílias”. E ressalta que considera as novas medidas um retorno ao “lockdown”.

Veja a Nota Oficial da Abrasel-Ceará:

“O setor de Alimentação Fora do Lar rechaça firmemente o anúncio feito pelo Governo do Estado nesta terça-feira (02), que pegou totalmente de surpresa os milhares de empregadores, afetando, inclusive, os empregados e suas famílias.

A Abrasel considera esta medida um retorno à fase mais severa do lockdown, uma vez que o funcionamento até às 20 horas inviabiliza o serviço noturno dos estabelecimentos.

Por ineficiência do Estado em criar medidas preventivas, em fiscalizar setores que descumprem as orientações sanitárias, o Governo lança a conta para o trabalhador pagar sozinho, sem nenhuma contrapartida que garanta a sobrevivência das empresas e empregos.

A Abrasel apresentou há quase cinco meses, sem resposta até o momento, pedindo para que seja apresentado plano de retomada com critérios específicos para cada fase de reabertura. Ao contrário disso, recebe mais uma vez um anúncio que, além de não estar se mostrando efetivo para a saúde pública até o momento, ainda resultará na morte de mais empresas”.

(Fernando Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário