Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 18 de junho de 2024

Ceará tem quase 280 mil candidatos inscritos no Enem 2024


Foto  Reprodução/Redes Sociais
O Ceará registrou 279.054 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Foi a segunda maior quantidade na região Nordeste (atrás apenas da Bahia) e a sexta maior do país. As provas, neste ano, acontecem em 3 e 10 de novembro.

No último Censo da Educação Superior divulgado, o Ceará foi o estado do Brasil com a maior proporção de concludentes do ensino médio inscritos no Enem. O estado registrou 83,1% dos concludentes registrados no principal vestibular do país. A média foi maior, inclusive, que o percentual nacional — contabilizado em 48,5%.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Enem 2024, em todo o país. O número supera as últimas edições.

Mais da metade dos inscritos (2.731.757) não vai precisar pagar a taxa de inscrição porque teve a solicitação de isenção aprovada. Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas; e 325.357 deverão ser pagas.

O número total do país ainda pode aumentar porque o Governo Federal vai garantir um período extra para os moradores do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho.

Com informações do G1 Ceará.

Morre a atriz Jacqueline Laurence, aos 91 anos, no Rio de Janeiro

Foto TV Globo / Estevam Avellar
A atriz Jacqueline Laurence morreu nesta segunda-feira (17), aos 91 anos. Ela estava internada no Rio de Janeiro, no hospital municipal Miguel Couto, no Leblon. Ela teve uma parada cardíaca nesta madrugada e não resistiu, segundo a unidade de saúde. 

Não há detalhes sobre o que levou Jacqueline a ser internada. Jacqueline é natural de Marselha, na França. Ela veio para o Brasil com a família quando adolescente e viveu aqui por mais de 50 anos. Ela é de uma família de jornalistas e nunca foi casada. A artista também não deixa herdeiros.

"Sempre tive um mau gênio e sempre respondi à altura. Não casei nem tive flhos, creio que por haver custado a me adaptar ao Brasil, por ter que tomar conta dos meus irmãos, ainda que tivesse pais vivos. Além de perceber que o teatro me ocupou muitos espaços. Sofri muito para perder meu sotaque. E os namorados que tive acabaram por ser, circunstancialmente, namorados", contou a atriz em entrevista ao site de Heloisa Tolipan em janeiro deste ano.

NOVELAS

A artista estrelou diversas novelas na TV Globo, como "Dancin' days", "Guerra dos sexos", "Cambalacho", "Top Model", "Senhora do destino", "Babilônia", "Salve-se quem puder" e "A lua me disse".

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais de 250 mil pessoas têm direito à tarifa social de energia no Ceará, mas não recebem benefício

Foto Thiago Gadelha 
No Ceará, 251 mil clientes podem ter desconto de até 65% na conta de energia, mas abrem mão desse benefício por não estarem com dados cadastrais atualizados junto ao Governo Federal. Os números foram mapeados pela Enel Distribuição Ceará.

O desconto se trata da Tarifa Social de Energia Elétrica, criada pelo Governo Federal (também conhecida como Baixa Renda) e que dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas.

QUEM TEM DIREITO?

Têm direito ao desconto famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo; idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Inscritos no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos que morem na mesma casa de portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos que dependam de energia elétrica, também podem obter o desconto.

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário