Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Ceará registra chuva em ao menos 127 cidades nas últimas 24 horas - Precipitações devem continuar

 Segundo a Funceme, as chuvas previstas se devem à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

O estado do Ceará registrou ao menos 127 cidades com chuva no período de 24 horas entre segunda-feira (13) e o início da manhã desta terça (14), conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As chuvas são encontradas em todas as regiões do estado. Para além disso, a perspectiva dos meteorologistas da Fundação é de que as precipitações devem seguir pelo menos até quarta-feira (15). Para esta terça (14), a previsão é de que os maiores acumulados fiquem na faixa litorânea e nas regiões de serra, além do sul do Sertão Central e região dos Inhamuns.
Para quarta, a tendência, no momento atual, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, com chuva no Litoral Norte, no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, no Litoral do Pecém e na Jaguaribana. No Cariri, no sul do Sertão Central e na região dos Inhamuns a expectativa é de chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente forte, e que podem estar acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas se devem à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará.
Devido ao aumento da nebulosidade no estado, as temperaturas máximas (no período da tarde) podem atingir cerca de 37°C em alguns municípios do Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as máximas variam entre 31°C e 35°C, enquanto as mínimas podem chegar a aproximadamente 19°C, em áreas serranas.

TRAGÉDIA - Acidente com caminhão carregado de lenha deixa um morto e dois feridos no Ceará

 O impacto foi tão forte que a carga de lenha se espalhou

Nesta terça (14), uma tragédia ocorreu na cidade de Guaiuba, na região serrana do Ceará, após um grave acidente na CE 060. Um caminhão carregado com lenha perdeu o controle e invadiu a pista contrária, provocando uma sequência de eventos trágicos
De acordo com informações, o caminhão, que transportava grandes toras de lenha, derrubou uma parada de ônibus e atingiu um poste de iluminação pública. O impacto foi tão forte que a carga de lenha se espalhou, atingindo um veículo estacionado, pertencente a uma diretora de uma escola local.
No interior do caminhão estavam três ocupantes, todos moradores da própria cidade de Guaiuba. A tragédia teve um saldo devastador: um ajudante ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos, enquanto o motorista e outro ocupante foram socorridos em estado grave e levados para um hospital da região.
O acidente ocorreu em um trecho da rodovia conhecido por seu alto fluxo de veículos, especialmente nos finais de semana, quando turistas e moradores de cidades vizinhas costumam transitar pela estrada.
O acidente teria sido causado pelo estouro de um dos pneus do caminhão, o que teria feito o motorista perder o controle do veículo e invadir a pista contrária. O impacto foi tão forte que derrubou a parada de ônibus e atingiu tudo pela frente.
As autoridades locais confirmaram que o condutor do caminhão não estava sob efeito de álcool e que as condições meteorológicas no momento do acidente estavam boas. Contudo, a suspeita é de que o problema com o pneu tenha sido o fator desencadeante da tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário