Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 28 de março de 2025

Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil até 2040

 


Foto Tomaz Silva/ Agência Brasil
Um estudo inédito da Fundação do Câncer divulgado nesta quinta-feira (27(, projeta um aumento expressivo de casos de câncer colorretal no Brasil para os próximos anos. Segundo o levantamento, o número de novos casos deve ter um crescimento estimado de 21% entre 2030 e 2040. 
L

De acordo com a fundação, o aumento pode ser atribuído ao envelhecimento da população brasileira, à baixa adesão a hábitos saudáveis e, sobretudo, à falta de programas de rastreamento eficazes.

Também chamado de câncer de cólon e reto ou câncer de intestino grosso, o câncer colorretal figura entre os cinco principais tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.

A fundação alerta que, atualmente, não existe um protocolo específico no Brasil para rastreamento do câncer colorretal. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, a indicação é que o exame de colonoscopia seja feito a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade, para pacientes assintomáticos.

De acordo com o estudo, a maioria dos casos de câncer colorretal no país será observada entre pessoas com mais de 50 anos, grupo considerado de maior risco. A estimativa é que mais de 88% dos casos em 2040 estarão concentrados nessa faixa etária.

Com informações da Agência Brasil.

Tiroteio que matou mulher é ouvido de igreja, assusta fiéis e interrompe missa no Ceará

Foto Reprodução
Os tiros que mataram uma mulher em Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, na noite desta última quarta-feira (26), causaram correria em uma igreja que fica próxima ao local do crime. 

Segundo testemunhas, Eva Coelho, de 35 anos, foi abordada em frente a um restaurante, por dois homens em uma motocicleta que perguntaram o seu nome. Após se identificar, os suspeitos passaram a atirar contra ela. A vítima morreu no local e a dupla fugiu. Ela deixa dois filhos.

No momento da execução de Eva, ocorria uma missa na Paróquia de Santa Luzia, que fica próximo de onde ela foi abordada.

No vídeo da transmissão da missa nas redes sociais é possível ouvir cinco tiros. Logo em seguida, os fiéis correram assustados sem entender o que estava acontecendo. Uma pessoa chega a comentar "é tiro".

Na ocasião, o padre pediu para que as portas da igreja fossem fechadas, e a missa foi interrompida. Momento depois, a celebração foi retomada.

A Secretaria da Segurança Pública informou que a Delegacia Municipal de Jijoca está investigando o caso e realiza buscas na região para capturar os suspeitos.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário