Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Motos lideram vendas de veículos novos no Ceará em 2024

Foto Fernanda Barros
Com 84.845 vendas, as motocicletas lideram emplacamentos de veículos 0km no Ceará em 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número representa 60% do total de veículos novos comercializados no ano passado no Ceará (140.031). 

O presidente da Fenabrave/CE, Lewton Monteiro, avalia que depois da pandemia as pessoas sentiram a necessidade de ter a própria forma de condução pessoal e profissional, sendo a moto o veículo financeiramente mais acessível.

"Tanto a forma pessoal como para a utilização de empresas, serviços, muitos são feitos de moto. Por uma questão de poder aquisitivo também. É um bem mais acessível do que o carro. A vontade de ter um transporte próprio, ou negócios que elas passaram a desenvolver, e que precisavam de uma moto, tornaram isto um instrumento de desenvolvimento dessas atividades", analisou Lewton em entrevista à rádio O Povo CBN Cariri.

No comparativo com 2023, a venda de motos nos municípios cearenses aumentou 17%, segundo a Fenabrave.

Lewton diz que a disponibilidade de produtos, a chegada de novas montadoras ao mercado local e o aumento na oferta de crédito foram os fatores que impulsionaram a venda de motos e outros veículos novos no Ceará em 2024.

Com informações do O Povo.

Preço alto de veículos novos faz mercado de carros 'velhinhos' crescer 10% no Ceará

Foto Davi Rocha
Ao comprar o seu primeiro carro, em 2024, o engenheiro e cientista de dados Luiz Alberto Freire optou com um veículo que tinha acabado de completar 15 anos. A escolha por um Celta Life de 2009 envolveu principalmente questões financeiras.

“Eu estava procurando um carro para me ajudar com trabalho e o mestrado. Então busquei uma opção que eu gostasse e que, ao mesmo tempo, fosse fácil de manter”, explica.

Uma das vantagens financeiras é que, pela idade, o carro escolhido não tem incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O engenheiro avaliou que, considerando os objetivos para o carro, não valeria a pena comprar um carro zero ou seminovo.

“Eu dei uma entrada e parcelei o resto no cartão de crédito em apenas 5 meses, meu intuito era não precisar me endividar por causa do carro e evitar burocracia de conseguir financiamento”, aponta.

Luiz Alberto é apenas um entre tantos cearenses que estão optando por aqueles mais antigos na hora de comprar um veículo usado.

A venda dos 'velhinhos', veículos com pelo menos 13 anos de fabricação, cresceu 10% ao longo de 2024 no Ceará, segundo levantamento da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto).

Os veículos mais antigos representam a maioria da frota de carros usados vendidos ao longo de 2024. Foram 114.985 'velhinhos' comercializados - 29,57% dos 388.847 usados vendidos.

Em 2023, foram 103.727 veículos com 13 anos ou mais vendidos no Estado, número menor que o total de usados jovens (com 4 a 8 anos de uso) vendidos - 114.042.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário