![]() |
| Foto Samuel Setubal |
O Ceará foi atingido por chuvas intensas nesta quarta-feira, 15, registrando, até às 20 horas de hoje, média diária de precipitação de 62,1 mm. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse foi o dia de janeiro mais chuvoso no Estado desde 1994.
Levantamento realizado pelo O POVO, cruzando dados da instituição de pesquisa cearense, mostra que recorde anterior das últimas três décadas foi de 41,3 mm, registrado no dia 24 de janeiro de 2004.
Precipitações correspondem a prognósticos divulgados anteriormente pela Funceme, que no início dessa semana chegou a emitir um alerta de “perigo” e “perigo potencial” de chuvas intensas no Estado.
Para se ter uma ideia, só entre as 7 horas da manhã da última terça-feira, 14, e as 7 horas da manhã desta quarta-feira, 15, choveu em todos os 184 municípios do Ceará. Dentro do período analisado, pelo menos 56 cidades cearenses registraram chuvas acima dos 100 milímetros (mm), ficando com os maiores acumulados: Pacujá, com 230 mm, Cariré, com 217 mm e Forquilha, com 203 mm.
A máxima de 230 mm foi a maior entre todos os meses de janeiro no Estado desde o dia 29 de janeiro de 2004, quando foi observado 250 mm na região metropolitana.
Já o Posto da Defesa Civil, em Fortaleza, registrou o acumulado de 132 mm entre a manhã dessa terça e a manhã de hoje. O Município teve a primeira grande chuva de 2025 ontem, com precipitações causando alagamentos em diversos pontos da Cidade e provocando transtornos no trânsito.
Com informações do O Povo.
Decreto que regulamenta Ensino a Distância no Brasil será assinado por Lula até fevereiro, anuncia Camilo Santana
![]() |
| Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar o decreto que regulamenta a Educação a Distância (EAD) no Brasil até fevereiro.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), durante participação no programa “Bom dia, Ministro”, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na manhã desta quarta-feira (15).
“O presidente Lula vai, se não neste mês de janeiro, em fevereiro, assinar um decreto regulamentando o ensino a distância no Brasil. Essa não foi uma preocupação só da licenciatura. Fiquei impressionado que 40% dos cursos de Enfermagem, por exemplo, já estavam sendo a distância. Como você pode formar um enfermeiro a distância?”, afirmou.
Segundo o ministro, o texto vai determinar, por exemplo, quais cursos devem ser 100% presenciais ou quais graduações podem ser ofertadas em modelo híbrido, com uma parte da carga horária a distância e o restante presencial.
Em junho de 2024, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novas graduações na modalidade EAD, o aumento de vagas nesses cursos e a criação de polos EAD por instituições do Sistema Federal de Ensino, inclusive por universidades e centros universitários.
A medida é válida até o próximo dia 10 de março. A suspensão ocorreu por meio da portaria nº 528, de 6 de junho de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O documento também estabeleceu o prazo de 31 de dezembro de 2024 para o estabelecimento de novos referenciais de qualidade para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e de um novo marco regulatório para oferta dessas graduações.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário