Web Radio Cultura Crato

domingo, 28 de abril de 2024

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

Ponte era usada por invasores da TI Apyterewa, em São Félix do Xingu
Agência Brasil Foto: Polícia Federal https://www.miseria.com.br/

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI) de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará. A ação, realizada em conjunto com a Força Nacional e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), faz parte da operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá foi para evitar a volta de exploradores ilegais, que atuavam no garimpo, desmatamento e criação de gado no local.

Segundo ao PF, explosivistas da polícia detonaram a ponte em duas etapas: uma explosão na quinta-feira (25) e outra nesta sexta-feira (26).

“A estrutura tinha 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte, na região do Paredão, é conhecida como Bucha do Natanael e servia como principal acesso à Terra Indígena”, informou a PF.

De acordo com o Centro de Monitoramento Remoto da Funai, a região da TI Apyterewa foi a área de floresta amazônica mais desmatada entre os anos de 2019 e 2022. As disputas territoriais remontam à década de 1980, quando os primeiros invasores da terra indígena se instalaram na região.

Em 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou a retirada dos invasores e das criações de gados, inutilização das estruturas de fazenda e destruição das pistas de pouso.

“O povo Parakanã, que ocupa 22 aldeias pela Terra Indígena, convivia com o barulho das serras, com rejeitos de mineração no Rio Xingu e com circulação de caminhões transportando toras de madeira, além da exploração de gado, tudo feito de maneira ilegal”, disse a PF.

Em março, Barroso determinou que o governo federal regulamente o poder de polícia a servidores da Fundação dos Povos Indígenas (Funai). A decisão foi assinada, com data do dia 5, e deverá ser cumprida em até 180 dias.

A ordem foi tomada no âmbito de uma ação que tramita no Supremo desde 2021 e que trata do plano de desintrusão de terras indígenas. Barroso acompanha as operações de retirada de garimpeiros e de proteção aos indígenas.

A regulamentação deverá definir quais servidores poderão usar armas e quais irão atuar como fiscais de infrações.

Cantor cearense Wesley Safadão brinca que vai 'proibir' Thyane Dantas de ter personal e é criticado na web

Foto Reprodução Instagram
O cantor Wesley Safadão foi criticado, nas redes sociais, por brincar de ‘ameaçar’ demitir o personal trainer da sua mulher, Thyane Dantas. A piada foi feita após a repercussão do fim do casamento do cantor Belo e da influenciadora Gracyanne Barbosa, que supostamente teria traído o ex-companheiro com o educador físico.

No vídeo postado nas redes sociais, Safadão diz que pretende “proibir” a mulher de contratar o serviço de personal. O profissional Victor Pereira questiona: "Não é a profissão, é o caráter do ser humano. Então, quer dizer que a mulher não pode ter ginecologista homem? E aí?", questiona.

O cantor responde: "E você está falando o quê? Está se defendendo? Porque tu és personal da minha esposa. Aí... Se eu tirar tudo aqui, ó!", ameaça.

Victor volta a defender os educadores físicos: "Você me conhece há anos, o que eu quis dizer é sobre o caráter, independente da profissão". Em seguida, Safadão pede ao profissional para dizer quais motivos o impediram de ser demitido e finaliza com um elogio.

"A gente estudou junto, é um rapaz íntegro, decente, casado, a esposa dele trabalha com a gente, somos amigos, é isso? Será que é o suficiente? Padrinho de casamento... Aí, o ataque é maior, viu? Cuidado! Vamos cortar esses assuntos", disse.

Após a brincadeira, as pessoas criticaram Safadão pela brincadeira que consideraram inadequada e relembraram que o cantor traiu a ex-companheira, Mileide Mihaile, com a atual mulher.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário