Web Radio Cultura Crato

sábado, 27 de abril de 2024

Funceme emite aviso de chuvas intensas para o Ceará; veja a previsão para o fim de semana

 


 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu um aviso, nesta sexta-feira (26), sobre a possibilidade de chuvas intensas, com riscos de eventos como raios, alagamentos e rajadas de ventos no Ceará. O aviso vale entre sexta-feira e sábado (27).Em toda a região norte do estado, incluindo todo o litoral, região do Jaguaribe e parte dos municípios do sertão têm risco médio de chuvas, o que significa que há de 41% a 70% de chuvas intensas, com possibilidade de raios e rajadas de vento.

Segundo o órgão, a faixa de risco potencial atinge a Região do Cariri, parte do Centro-Sul e Sertão dos Inhamuns
No risco em potencial existe de 20% a 40% a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Já no médio, podem ocorrer chuvas intensas e não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.

A previsão do tempo entre sexta-feira e domingo (28) aponta chuva em todo o estado. Para sexta e sábado, o destaque é de chuva com intensidade variando de moderada a forte, contínua, para todo a Região Norte. Para o Centro-Sul, é esperado chuva isolada com intensidade variando de fraca a moderada.

A Funceme afirmou que em relação à temperatura, são esperadas máximas em torno de 36 °C em alguns municípios do Vale do Jaguaribe e Região do Cariri, enquanto nas demais regiões as máximas devem variar entre 30 °C a 33 °C.

Com informações do G1 Ceará.

Vacinação contra a gripe para todas as idades começa na próxima segunda-feira (29), no Ceará

Foto Shutterstock
As prefeituras de todos os 184 municípios cearenses começam, a partir de segunda-feira (29), a aplicar a vacina contra a influenza em pessoas de todas as faixas etárias. Interessados em tomar o imunizante devem, porém, consultar a programação de vacinação de cada cidade, que vai depender do estoque de doses.

"Estamos abrindo a vacinação contra a influenza para todas as faixas etárias, no Ceará. [...] Temos surtos de influenza A em creches. A gripe não é resfriado, pode complicar e facilitar introdução bacteriana", justificou o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Antônio Lima Neto, o Tanta, nesta sexta-feira (26). Ele participou da cerimônia de conclusão da iniciativa “Imuniza+: Um projeto para melhoria da cobertura vacinal infantil no Ceará”, na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

De acordo com o gestor, quando o Estado iniciou a vacinação para o público prioritário — como bebês, idosos e gestantes —, 45 dias atrás, já havia a predominância de influenza nos casos de gripe monitorados pelas autoridades sanitárias. "Apenas 28% do público prioritário está vacinado e isso é muito pouco", ponderou Tanta. Em pouco mais de um mês, o Governo aplicou apenas 826,1 mil doses de vacina, quando a meta era ter aplicado 3,2 milhões.

"A população que deveria ter buscado a vacina, ainda não buscou. E não adianta ficar com vacinas. O objetivo maior é tanto reduzir formas graves da influenza, evitar hospitalização, internação, como, também, evitar a circulação viral, evitar, impedir a transmissibilidade. Então, não adianta a gente aplicar essa vacina depois que a circulação viral é acabada", reforçou a coordenadora de Imunização do Estado, Ana Karine Borges.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário