Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

65,7% dos eleitores rejeitam entrada de Gusttavo Lima na política, diz pesquisa

 

A maioria dos eleitores brasileiros rejeita a entrada do cantor Gusttavo Lima para a política, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (15).

Foram ouvidos 2.018 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 7 e 10 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Questionados sobre a possibilidade de Gusttavo Lima entrar para política, 65,7% dos entrevistados respondeu que ele não deveria. Em contrapartida, 27,8% dos entrevistados acreditam que o artista deveria, sim, se unir ao cenário político brasileiro. Outros 6,5% não soube ou não opinou.

Candidatura a presidente

A pesquisa avaliou também o posicionamento do público diante de uma eventual decisão de Gusttavo Lima de se candidatar à Presidência da República. A maioria dos entrevistados (50,6%) afirmou que não votaria de jeito nenhum no cantor.

Apoiar o sertanejo nas urnas é uma possibilidade para 31,5%, enquanto 9,4% disseram que certamente votariam no cantor. 6,1% dos entrevistados consideraram que não conhecem o artista suficientemente para opinar e outros 2,4% não soube ou não opinou.

No início do ano, Gusttavo Lima declarou que seu nome estava a disposição para concorrer ao cargo de presidente em 2026. Desde então, diferentes partidos têm manifestado interesse em filiar o cantor.

Na semana passada, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, convidou o sertanejo para se filiar a seu partido, o União Brasil.

À CNN, Caiado disse acreditar que o interesse pela vida pública, por parte do cantor, é “absolutamente legítimo”.

“Desde 2022, o Gusttavo Lima demonstra interesse em entrar para a vida pública e acho isso absolutamente legítimo. Junto com o Rueda [presidente do União Brasil], tivemos uma longa conversa com ele na sexta e tenho falado com frequência com ele por telefone. Convidamos o Gustavo Lima para se filiar ao União Brasil e também o convidei para andar comigo pelo Brasil, a partir de março”, disse o governador goiano, que já externou seu desejo de ser candidato à Presidência da República em 2026.
Por Lucas Schroeder/CNN

Duas pessoas morrem em Picos, no Piauí, após fortes chuvas


As vítimas foram o gerente de banco José Marcondes Barros, funcionário da Caixa Econômica Federal, e o motociclista Francisco Vicente da Rocha.
Saulo Mota     Foto: Divulgação/Prefeitura de Picos

Duas pessoas morrem no Piauí após fortes chuvas no estado —

Fortes chuvas em Picos, no Piauí, entre a noite de segunda-feira (13) e a manhã desta terça-feira (14), resultaram na morte de duas pessoas e afetaram pelo menos 500 famílias. As vítimas foram o gerente de banco José Marcondes Barros, funcionário da Caixa Econômica Federal, e o motociclista Francisco Vicente da Rocha.

O primeiro caso ocorreu na segunda-feira (13), quando José Marcondes foi arrastado pela correnteza após a força da água derrubar o portão de sua casa. Ele tentava se salvar junto com a esposa, mas foi levado pela água, enquanto a esposa conseguiu se salvar.

Na madrugada de terça-feira (14), Francisco Vicente da Rocha morreu ao tentar atravessar uma estrada alagada na zona rural de Picos. Moradores informaram que havia um poste de energia elétrica caído na via, e o motociclista sofreu uma descarga elétrica ao tentar passar.

Fortes chuvas

Com 135 milímetros de precipitação registrados em apenas três horas, o fenômeno causou alagamentos e destruição em várias áreas de Picos, especialmente na zona rural e em diversos bairros da cidade. Ao todo, 50 pessoas ficaram desabrigadas.

A Defesa Civil do Piauí emitiu alerta máximo para o risco de chuvas intensas e danos materiais, além de representar ameaça à integridade física da população, com vigência de 24 a 48 horas. O comunicado também alerta para a possibilidade de agravamento da situação. As autoridades locais recomendam que a população evite áreas de risco, como encostas e locais sujeitos a alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário