Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Primeiro turno das Eleições no Ceará terá reforço de 21,5 mil agentes de segurança

 

Foto Nathally Kimberly
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (2), uma operação com 21.560 agentes para reforçar a segurança no primeiro turno das Eleições 2024 nos 184 municípios do Estado. O trabalho integrado acontece no sábado (5), dia que antecede a votação, e no domingo (6). A ação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, que atua junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Regional Eleitoral e demais órgãos parceiros.

A operação contará com 18.275 policiais militares em todas as cidades cearenses. No total, durante o pleito municipal, 1.274 militares foram encaminhados para reforçar a segurança no interior do Estado.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) disponibilizará 1.776 profissionais durante o fim de semana das eleições. A corporação terá um esforço adicional de efetivo a partir de 8h de sábado até as 20h de domingo, totalizando 36 horas ininterruptas de funcionamento em apoio ao pleito.

Haverá 81 delegacias funcionando durante a Operação Eleição 2024. Segundo a SSPDS, a PCCE aumentou em 138% o total de delegacias em funcionamento, com 47 unidades a mais em relação à eleição de 2022.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) contarão com 586 e 244 profissionais à disposição da ofensiva. Todos os setores de inteligência dos órgãos de Segurança Pública do Estado funcionarão sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS (Coin).
Veja total do efetivo de segurança para 1º turno das Eleições 2024 no CE

PM: 18.275 profissionais

PC: 1.776 profissionais

BM: 586 profissionais

Pefoce: 244 profissionais

Outras categorias: 679 profissionais

Total: 21.560

Polícia Rodoviária Estadual nas CEs

No total, 615 militares da PRE trabalharão em postos nas rodovias estaduais para a prevenção de acidentes e segurança no deslocamento dos eleitores.

Ciopaer

Um total de 5 aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) serão usadas nas bases em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá com patrulhamento aéreo e aeromédico e efetivo de 90 agentes.

Equipes das coordenadorias da SSPDS também auxiliarão os trabalhos ostensivos, investigativos e de inteligência. Com 679 profissionais, participam da Operação Eleição: Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Ciopaer da SSPDS, sendo subsidiados por dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Com informações do Diário do Nordeste.

Dois suspeitos de matar jovem após discussão em jogo de futebol são ouvidos e liberados, no interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal
Dois suspeitos de matar um jovem após uma discussão em jogo de futebol foram ouvidos e depois liberados, nesta quarta-feira (2). João Pedro Sousa de Oliveira Filho, de 23 anos, foi morto a tiros na Rua Domingo Sávio, no Bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O crime aconteceu na última segunda-feira (30).

Segundo testemunhas, João Pedro Sousa, participava de um racha quando se desentendeu com o outro jogador. Depois do término da partida, quando seguia para casa em uma motocicleta, ele foi seguido e atacado com tiros por dois homens que estavam em outra moto.

"Dois suspeitos de envolvimento com o crime se apresentaram espontaneamente na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde prestaram esclarecimentos sobre os fatos", disse a Secretaria da Segurança Pública em nota. A Polícia Civil segue com as investigações do crime.

João Pedro foi socorrido por familiares e amigos para o Hospital Regional do Cariri, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Conforme Maria do Socorro Livino, tia da vítima, João era o caçula dos irmãos e uma pessoa muita querida por todos.

"O João Pedro era um rapaz meninão, brincalhão, amigo, muito humilde. Só Deus para aliviar o coração da gente e entregar nas mãos dele. Que Deus faça justiça. É uma dor que a gente não deseja nem para o nosso pior inimigo", disse a tia da vítima.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas e fizeram os primeiros levantamentos. As investigações estão a cargo da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário