Web Radio Cultura Crato

sábado, 6 de abril de 2019

Funceme prevê chuva no Ceará no fim de semana

O fim de semana será de chuvas no Ceará, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No sábado (6), deve chover em todas as regiões do Estado. Já no domingo (7), as chuvas vão se concentrar no Litoral, Região Jaguaribana, Ibiapaba e no Maciço de Baturité, informou a Funceme. 

Também no domingo deve haver chuvas isoladas nas demais áreas do Ceará. 

Enquanto no sábado, a previsão mostra condição aparentemente favorável para precipitações mais intensas a partir da madrugada no Centro Norte do Estado. Um aviso meteorológico foi enviado à Defesa Civil. 

A temperatura mínima pode chegar a 23º e a máxima a 32º no sábado. No domingo, a mínina será de 24º e a máxima de 33º. 

Atuação da Zona de Convergência 

Observava-se, em análise feita a partir da imagem de satélite, nebulosidade principalmente sobre a porção ao norte do Estado. Ela estaria relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. 

Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). São esses sistemas que estão contribuindo para a ocorrência de precipitações. 

Segundo a Funceme, a cobertura de nuvens será constante ao longo do dia e as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão citadas acima. Já naquelas indicadas como tendência a chuvas isoladas, a precipitações deverão atingir de 20% a 50% do território. 

Chuvas fortes 

No intervalo entre as 7h desta última  quinta (4), e as 7h desta sexta-feira (5), choveu em 141 municípios, segundo a Funceme. 

Os maiores acumulados neste período de 24 horas foram em Santa Quitéria (72,2 mm), Crateús (70 mm) e Catunda (63 mm), todos localizados na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns.Com informações do Diário do Nordeste

Ceará já tem 32 açudes sangrando em 2019, em todas as bacias hidrográficas

Sobe para 32 o número de reservatórios sangrando no Ceará. Os açudes Patos, em Sobral, e o Santo Antônio de Russas são os mais recentes a atingirem a capacidade máxima. Por conta desse açude de Russas que transbordou, o vale do Jaguaribe deixa de ser a única região do Ceará sem reservatório cheio.

O norte do estado, no entanto, é a região com maior número de açudes transbordando, 18 no total. Mas o número que ainda chama atenção é o de reservatórios com volume abaixo dos 30% de água, ainda são 83.

Nas últimas 24 horas choveu em mais de 130 município em todo o estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre quinta-feira (4) e sexta-feira (5), os maiores acumulados foram em Santa Quitéria (72,2 milímetros), Crateús (70 mm) e Catunda (63 mm). Com informações do Tribuna do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário