Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Presidente Lula cumpre agenda no Ceará no próximo dia 11 de outubro

 

O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), por meio das redes sociais, que o presidente Lula realizará uma nova visita ao Ceará no próximo dia 11 de outubro. Na oportunidade, o chefe do Executivo cumprirá agenda em Fortaleza ao lado do próprio Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana. A solenidade está prevista para ocorrer no Centro de Eventos, no bairro Edson Queiroz, na capital cearense.

Em terras alencarinas, Lula vai participar da inauguração de 1.296 unidades do residencial Cidade Jardim - módulo IV. "Serão quase 5 mil pessoas beneficiadas com a moradia", destacou Elmano. No mesmo dia, o presidente da República, ao lado de Camilo Santana, fará a entrega de 113 ônibus escolares que serão enviados para os municípios cearenses.

Esta será a quinta visita de Lula ao Ceará, somente neste ano. "Seja bem-vindo mais uma vez ao nosso Ceará, presidente Lula!", finalizou Elmano.

Com informações do Ceará News.

Com baixa umidade do ar e poucas chuvas, reservatórios do Ceará monitorados registram 49% de volume

 

Com a chegada de outubro, o Ceará enfrenta o típico cenário de altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e poucas precipitações. Esses fatores têm impacto direto no volume dos reservatórios do Estado.

Atualmente, o volume acumulado nos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) está em torno de 49% da capacidade total. Ao fim da quadra chuvosa, no final de junho de 2024, esse volume era de 56%.

Entre os reservatórios, o açude Germinal, em Pacoti, encontra-se sangrando. Além disso, 12 açudes estão com mais de 90% de sua capacidade. No entanto, 25 açudes estão em alerta, com volumes inferiores a 30%.

Apesar da situação ser mais favorável em comparação a anos anteriores, o uso consciente da água continua sendo indispensável. O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, reforça a importância do monitoramento constante e da economia de água em um estado semiárido como o Ceará:

“O acompanhamento dos níveis dos reservatórios pela Cogerh é fundamental para garantir a segurança hídrica do estado. No Ceará, que tem características semiáridas, economizar água é essencial, especialmente em períodos de pouca chuva.”

Alocação de água negociada e gestão dos reservatórios

As alocações negociadas de água dos reservatórios já foram definidas através das decisões dos Comitês de Bacias e das Comissões Gestoras. A Cogerh está operando os reservatórios conforme os acordos estabelecidos com os representantes da sociedade. Com base nos dados da Cogerh, os comitês são responsáveis por discutir e decidir a distribuição da água de forma a atender as necessidades dos diversos setores que dependem desse recurso.

Com informações do Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário