Web Radio Cultura Crato

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Ceará tem 18 cidades sob aviso de chuvas intensas de até 50 milímetros

 


Foto Nícolas Paulino
O Ceará tem 18 municípios dentro da área com aviso de perigo de chuvas intensas de até 50 milímetros por dia até às 10h deste sábado (1º), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, estão previstos ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h.

As chuvas no período podem ficar entre 20 mm/h e 30 mm/h, mas apesar disso há baixo risco de queda de árvores, interrupção da energia elétrica e de alagamentos. Esse cenário leva ao nível 1, o mais leve, das 3 categorias de perigo adotadas pelo Inmet relacionadas às chuvas.

Confira a lista de cidades com perigo potencial de chuvas intensas:

Aiuaba
Carnaubal
Crateús
Croatá
Granja
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Ipaporanga
Ipueiras
Novo Oriente
Parambu
Poranga
Quiterianópolis
São Benedito
Tauá
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará

Com informações do Diário do Nordeste.

Consumidor brasileiro continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde, a menos onerosa, para a cobrança pelo fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Será a terceira vez consecutiva em que a tarifa mensal não sofrerá nenhum acréscimo.Foto Fernando Frazão/ Agência Brasil

A cor da bandeira decidida mês a mês reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.

Nos meses chuvosos no Brasil, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam maior volume, o que dispensa geração de energia pelas termoelétricas, mais caras – além de poluentes por causa do uso de combustível fóssil.

O sistema de bandeiras, criado em 2015, funciona como um sinal de trânsito e informa ao consumidor a necessidade de economia de luz em razão da variação do preço para a produção de energia elétrica.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário