Quatro casos de H1N1 foram confirmados no mês de maio nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato com três mortes. Além destes, outros três casos suspeitos foram detectados, sendo dois diagnosticados com o vírus Influenza A, enquanto outro segue em análise.
Entre as mortes confirmadas pela doença, está a da estudante de nutrição Rafaela Callou de Sá Barreto, de apenas 23 anos. Ela estava internada em uma clínica particular em Juazeiro do Norte e, após três paradas cardiorrespiratórias, morreu na madrugada desta terça-feira (4).
A segunda morte confirmada aconteceu também nesta terça-feira (4), pela manhã. A vítima foi um padre, identificado como José Luismar Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, que fica em Tarrafas. Ele se encontrava internado em um hospital do Crato.
Um terceiro óbito em decorrência da doença foi registrado em Juazeiro do Norte, mas nesse caso, a Secretaria de Saúde do Município (SMS) não informou o dia da ocorrência. Um exame laboratorial confirmou que foi por H1N1. Outras duas pessoas também contraíram a gripe no Crato, mas já receberam alta hospitalar e se recuperam.
Ainda há no Crato outros dois casos em investigação. Em nota, a Secretaria de Saúde do município disse que a morte do padre está sendo investigada e aguarda o resultado do exame, que está sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Doses esgotadas
Devido à alta procura nos postos de saúde, as doses de imunização contra a Influenza A acabaram em Juazeiro do Norte e no Crato já na manhã desta terça-feira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS), já foram vacinadas 95% das pessoas dos grupos prioritários, o que já superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).
Não há previsão para que Crato e Juazeiro do Norte retornem a imunizar a população contra o vírus. A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) prorrogou a campanha até o 14 de junho para os grupos prioritários, conforme recomendação do MS, já que alguns municípios não atingiram a meta.
Os dois municípios informaram que já solicitaram mais doses para o Estado e aguardam resposta. Não há previsão de vacinas adicionais, até o momento.
Veja mudanças no Código de Trânsito Brasileiro propostas por Bolsonaro
Encaminhado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (4), o projeto de lei que dobra o limite de pontuação e estende a validade da carteira de motorista também acaba com a multa para condutores que transportarem crianças fora de cadeirinhas de retenção.
Uma das alterações propostas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) pelo projeto de lei encaminhado ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece que condutores que não utilizarem esse dispositivo de segurança -que, pela proposta, será obrigatório para crianças de até sete anos e meio- receberá apenas uma advertência escrita, sem qualquer tipo de multa.
COMO É - CTB não trata do uso de cadeirinhas para crianças, mas estabelece que menores de dez anos devem ser transportados no banco traseiro.
INFRAÇÃO - Gravíssima
PENA - Multa
MEDIDA - Retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada
COMO FICA - Texto traz para o CTB regras para o uso das cadeirinhas de criança. Ficam obrigatórias para menores de até sete anos e meio; até os dez anos, crianças precisam ficar no banco de trás
PENA - Advertência por escrito
PONTUAÇÃO
COMO É - Carteira é suspensa quando condutor atinge 20 pontos em período de 12 meses
COMO FICA - Suspensão só ocorre com 40 pontos
CAPACETES EM MOTOS
COMO - É Dirigir moto sem capacete é considerado infração gravíssima
COMO FICA - Texto cria infração menor, considerada média, para quem usa capacete sem viseira
VALIDADE DA CNH
COMO É - Habilitação precisa ser renovada a cada cinco anos. Maiores de 65 anos precisam renovar documento a cada três anos
COMO FICA - Renovação passa a ser a cada 10 anos. Validade para idosos também aumenta, para cinco anos. As habilitações expedidas antes da entrada em vigor do projeto ficam automaticamente com o prazo de validade prorrogado
FARÓIS BAIXOS DE DIA
COMO É - Condutores precisam usar farol baixo durante o dia em túneis com iluminação pública e rodovias
COMO FICA - É mantida a obrigatoriedade do uso de farol baixo de dia apenas em rodovias de pista simples, ou ainda em túneis, sob chuva, neblina ou cerração. Condutor que não usar luz baixa de dia só será multado "no caso de o proprietário [do veículo] ser pessoa jurídica e não haver identificação do condutor"
LUZ DE RODAGEM DIURNA
COMO É - Não há previsão desse equipamento no CTB
COMO FICA - Passa a ser obrigatória em novos veículos
Nenhum comentário:
Postar um comentário