Divulgada neste sábado (29) a última pesquisa Ibope de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza antes da votação do 2º Turno, que ocorre neste domingo (30). O prefeito Roberto Cláudio (PDT), que concorre à reeleição, tem 52% dos votos, enquanto o candidato Capitão Wagner (PR) soma 48%, considerando os votos válidos, mesmo critério utilizado para definir o vencedor da disputa. O resultado indica empate técnico, considerando a margem de erro.
Já na pesquisa Datafolha, divulgada também neste sábado, o prefeito Roberto Cláudio conta com 56% dos votos válidos, enquanto o deputado estadual Capitão Wagner tem 44%. Neste levantamento, encomendado pelo jornal O Povo, foram ouvidos 1.748 eleitores da Capital, enquanto o Ibope entrevistou 805 pessoas.
Números do Ibope
Considerando os votos totais, Roberto Cláudio (PDT) soma 46% das intenções de votos, enquanto Capitão Wagner (PR) aparece com 42%.
Votos Brancos e Nulos aparecem com 9% e os entrevistados que Não Sabe/Não Respondeu representam 3%. A margem de erro de pesquisa é de 3 pontos percentuais.
O levantamento, que foi encomendado pela TV Verdes Mares, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-07118/2016. Os entrevistados foram ouvidos em Fortaleza nos dias 28 e 29 de outubro.
Pesquisa Anterior
Na última pesquisa Ibope, divulgada em 14 de outubro último, Roberto Cláudio havia registrado 51% das intenções de votos. Já Capitão Wagner somou 38% dos votos totais. Brancos e Nulos apareceram com 7% e os entrevistados que Não Sabem/Não Responderam representaram 4%. A margem de erro de pesquisa foi de 3 pontos percentuais.
Quando foram considerados apenas os votos válidos, sem brancos e nulos, Roberto Cláudio teve 57% dos votos contra 43% do Capitão Wagner, uma diferença de 14 pontos percentuais.
32,9 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo em 57 cidades
No Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) disputa votos com João Paulo (PT). Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) tenta o segundo mandato contra Capitão Wagner (PR). Em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) tenta se reeleger contra Eduardo Braide (PMN). Já em Maceió, Rui Palmeira (PSDB) busca a reeleição, tendo Cícero Almeida (PMDB) como adversário.
Na região Norte,capit Artur Virgílio Neto (PSDB) tenta se reeleger em Manaus e enfrenta nas urnas Marcelo Ramos (PR). Em Belém, Zenado Coutinho (PSDB) busca o segundo mandato contra o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). Em Macapá, o prefeito da Rede, Clécio Luís, disputa com Gilvam Borges (PMDB).
Entre as capitais do Sudeste, apenas Vitória terá um prefeito buscando a reeleição no segundo turno: Luciano Rezende (PPS) tenta o segundo mandato e enfrenta o candidato do Solidariedade, Amaro Neto.
Entre as capitais da região Sul e Centro-Oeste não há prefeitos que tentam a reeleição neste segundo turno.
Reeleição nas grandes cidades
No primeiro turno das eleições municipais, 16 dos 53 prefeitos de grandes cidades (capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores) que se candidataram à reeleição tiveram sucesso, o que corresponde a um percentual de 30,2%.
A taxa é menor que a das últimas duas eleições. Em 2012, a quantidade de prefeitos reeleitos no primeiro turno dos grandes municípios foi de 36,8%, enquanto em 2008 foi de 67,39%.
O grupo das grandes cidades possui 93 municípios: as 26 capitais e outras 67 cidades com mais de 200 mil eleitores, onde é possível haver segundo turno.
Neste ano, o PSDB foi o partido que mais reelegeu candidatos no primeiro turno nas grandes cidades: foram sete, incluindo Teresina, em que Firmino Filho ganhou mais quatro anos de gestão. Depois aparecem PMDB, com três reeleitos, e DEM, com dois.
Nas capitais, sete dos 15 ex-prefeitos que tentavam voltar ao cargo foram "reprovados" pelas urnas. Outros oito ex-mandatários foram ao segundo turno.
Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário