Web Radio Cultura Crato

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Na madrugada de hoje (31), por volta das 3h, um trágico acidente de trânsito ocorreu na CE-358, em Limoeiro do Norte/CE,

 

 

Na madrugada de hoje (31), por volta das 3h, um trágico acidente de trânsito ocorreu na CE-358, em Limoeiro do Norte/CE, próximo à igreja e à antiga pracinha de Córrego de Areia. O incidente resultou na morte de Rui Guilherme Targino, de 24 anos.

Rui Guilherme Targino dirigia um Honda City quando perdeu o controle do veículo, sofrendo ferimentos graves que levaram ao seu falecimento no local do acidente.

As causas do acidente estão sob investigação das autoridades competentes. A polícia realizou os procedimentos necessários e isolou a área para os trabalhos de praxe, buscando esclarecer os motivos que levaram ao sinistro.

A comunidade de Limoeiro do Norte lamenta a perda do jovem e aguarda os resultados da investigação para entender melhor as circunstâncias do acidente fatal.

Desabamento de mina na África deixa mais de 200 mortos

Deslizamento de terra ocorreu em uma mina de coltan na cidade de Rubaya
O número de mortos em um deslizamento de terra ocorrido em uma mina de coltan na cidade de Rubaya, na República Democrática do Congo, subiu de 45 para mais de 200, segundo confirmaram neste sábado (31) um líder da sociedade civil e autoridades rebeldes locais. O desabamento ocorreu na última quinta-feira (29) na mina situada no território de Masisi, na província de Kivu do Norte, após chuvas.

– O que aconteceu aqui em Rubaya após as chuvas de quinta-feira é realmente terrível. O número de corpos continua aumentando. Ontem [sexta, 30], recuperamos 45 corpos dos poços, mas, desde esta manhã, temos mais de 200, a maioria deles mineradores artesanais – relatou à Agência EFE, por telefone, Telesphore Nitendike, presidente da sociedade civil de Masisi.

Entre os mortos, além dos mineradores, estão comerciantes que trabalhavam na área, dominada pelos rebeldes do poderoso grupo Movimento 23 de Março (M23), que também controla a mina onde ocorreu o desastre.

– Pequenos comerciantes que operavam na zona mineradora e vários pedestres em diferentes trechos de estrada foram arrastados pelo deslizamento de terra, que desembocou nos rios Mumba e Rushog – detalhou Nitendike.

As chuvas frequentes na região tornaram o solo cada vez mais frágil, sendo os poços de mineração os mais propensos a desabamentos, segundo o líder da sociedade civil. Em declarações à EFE nesta sexta, Nitendike lamentou que os moradores não contem com equipes de resgate adequadas para recuperar os corpos enterrados na lama.

– A população local busca seus próprios mortos diante da falta de assistência. São obrigados a valer-se por si mesmos – afirmou.

Lumumba Kambere Muyisa, porta-voz do governador de Kivu do Norte nomeado pelo M23, também confirmou os fatos e a cifra de mais de 200 mortos à imprensa local. O conflito no leste congolês se agravou no final de janeiro de 2025, quando o M23 tomou o controle de Goma, capital de Kivu do Norte; e, semanas depois, de Bukavu, capital da vizinha Kivu do Sul, após combates com o Exército congolês.

Ambas as províncias são ricas em minerais como o coltan, fundamental para a indústria tecnológica na fabricação de telefones celulares. Os acidentes de mineração são frequentes no país, onde muitas minas são exploradas de maneira artesanal, sem seguir as regulamentações e medidas de segurança necessárias, além de, em muitos casos, serem operadas por grupos armados.

Desde 1998, o leste da República Democrática do Congo vive um conflito alimentado por grupos rebeldes e pelo Exército, apesar do destacamento da missão de paz da ONU.

*EFE

IMAGENS FORTES! Vídeo mostra pancadaria generalizada na Delegacia da Mulher em Manaus

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão generalizada que terminou em pancadaria na Delegacia da Mulher, na capital amazonense. De acordo com informações, uma discussão entre um advogado e um policial civil teria saído de controle e acabou em agressão dentro da unidade policial. Com informações do portal CM7.

Homicídios à bala em Barbalha e Juazeiro e mais um morreu num acidente em Jardim


No intervalo de oito horas entre a noite de ontem e madrugada deste domingo, três mortes violentas foram registradas no Cariri
Demontier Tenório     https://www.miseria.com.br/

“Cicinho” foi morto a tiros em Barbalha e Felipe no Juazeiro. | Foto: Reprodução

Três mortes violentas foram registradas na região do Cariri no intervalo de oito horas entre a noite de ontem e madrugada deste domingo. Por volta das 20h30min deste sábado (31) o cuidador Cícero da Silva Ferreira, de 27 anos, o “Cicinho”, foi morto a tiros na cabeça e tórax em um bar na Vila Esperança no Sítio Estrela em Barbalha. Ele nasceu naquele município, mas residia numa chácara onde trabalhava no Sítio Boqueirão em Brejo Santo. Desde setembro de 2017, Cicinho respondia por estupro de vulnerável e o crime foi praticado por um homem que já chegou atirando.

Já por volta das 4 horas da madrugada deste domingo o motorista por aplicativo Felipe de Melo Barbosa, de 34 anos, foi morto a tiros de pistola .40 na porta de sua casa na Rua Moésio de Sousa (São José) em Juazeiro. Ele tinha discutido com uma pessoa durante festa numa chácara em Crato. O mesmo respondia por crime de trânsito desde outubro de 2023 quando foi preso em flagrante. Embriagado, saía num carro do Posto JP (São José) e bateu numa moto que trafegava pela contramão na qual estavam pai e filha que terminaram socorridos.

Antes, por volta de uma hora da madrugada deste domingo, houve acidente de trânsito com vítima fatal. Foi na CE-390 na altura do Sítio Lagoa dos Galdinos na zona rural de Jardim, onde morreu André Lucas de Oliveira, de 33 anos, que residia na Rua Santa Luzia no centro da cidade. Ele pilotava sua moto Honda NXR 160 Bros quando perdeu o controle desceu uma ribanceira e ainda conseguiu retornar à rodovia, mas caiu sem vida ao lado do veículo apresentando fraturas na face e nas pernas.

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

 


Foto Freepik
Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças e adolescentes. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), das 84.760 ocorrências gerais, 23.919, ou 28% do total, envolviam vítimas com menos de 18 anos de idade.

O resultado também significa que, em média, as delegacias de polícia de todo o país registraram, diariamente, 66 boletins de ocorrência sobre o sumiço de crianças e adolescentes. Um aumento de 8% em comparação aos 22.092 desaparecimentos notificados às Polícias Civis em 2024. Percentual duas vezes superior aos 4% de aumento dos casos gerais, que saltaram de 81.406 para 84.760 no mesmo período.

Comparado às 27.730 ocorrências de 2019, ano em que a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas entrou em vigor, o total de casos do último ano é quase 14% inferior, mas mantém a curva de crescimento gradual iniciada em 2023 (20.445 denúncias).

Outro fato que chama a atenção é que, enquanto os homens representam 64% do total de pessoas desaparecidas, entre o público infantojuvenil, a maioria (62%) das ocorrências envolve meninas.

Desde 2019, a legislação brasileira reconhece como desaparecido qualquer “ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

Com informações da Agência Brasil.

Apesar de chuva intensa, janeiro deve fechar abaixo da média em Iguatu

Foto Jornal A Praça 
Iguatu deve encerrar o mês de janeiro com chuvas abaixo da média histórica, mesmo após registrar, nesta semana, a maior precipitação do período. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme apontam que, em 29 dias observados, o município acumulou 56 milímetros de chuva, enquanto a média esperada para o mês é de 127,7 milímetros.

Com isso, o volume registrado representa um desvio negativo de 55,8%. Segundo a Funceme, as chuvas ocorridas até agora são classificadas como precipitações de pré-estação, já que o período chuvoso principal ainda não teve início. Ao longo de janeiro, choveu em apenas oito dias, de forma irregular, o que contribuiu para o baixo acumulado.

O cenário atual contrasta com o registrado em janeiro de 2025, quando Iguatu teve um período considerado chuvoso, com 215 milímetros acumulados e desvio positivo de 68% em relação à média histórica.

Apesar do cenário geral de poucas chuvas, a terça-feira, 27, marcou a primeira grande chuva de 2026 em Iguatu e em cidades da região Centro-Sul do Ceará. Na sede do município, o pluviômetro da Ematerce registrou 84 milímetros, enquanto o equipamento instalado nas proximidades do aeroporto apontou 48 milímetros. Nos distritos, o Baú teve acumulado de 33 milímetros e o Quixoá, 19 milímetros.

A intensidade da chuva provocou alagamentos e transtornos em áreas da zona urbana. Moradores do Centro, dos bairros Paraná e Vila Jardim relataram dificuldades no escoamento da água. Na região da Rua Monsenhor Coelho, próximo ao Largo da Telha, a obstrução de canais contribuiu para o acúmulo de água, afetando residências e estabelecimentos comerciais.

Diante da situação, secretarias do Poder Executivo municipal realizaram, ao longo do dia, trabalhos de desobstrução de canais para facilitar o escoamento e reduzir os impactos dos alagamentos.

Com informações do Jornal A Praça.

Calor aumenta no interior e chuvas se concentram no litoral do Ceará neste fim de semana

 

Foto Fabiane de Paula 

O Ceará deve passar por uma mudança gradual no padrão do tempo entre este sábado, 31, e o domingo, 1º de fevereiro.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de redução da nebulosidade e dos acumulados de chuva, principalmente no interior do Estado, o que favorece a elevação das temperaturas máximas nos próximos dias.

Apesar da diminuição geral das precipitações em relação aos dias anteriores, ainda há previsão de chuvas pontuais, sobretudo em áreas do litoral cearense.

Chuvas mais frequentes na faixa litorânea

Segundo a Funceme, tanto no sábado quanto no domingo, as chuvas devem se concentrar principalmente na faixa litorânea. As áreas com maior possibilidade de registros são o Litoral de Fortaleza, o Maciço de Baturité, o Litoral do Pecém e o litoral da região Jaguaribana.

Nesses locais, as precipitações devem ocorrer de forma isolada, com maior probabilidade entre a madrugada e o início da manhã. As chuvas estão associadas a efeitos locais e a áreas de instabilidade que avançam do oceano Atlântico.
Temperaturas sobem e podem chegar a 38°C

Com a diminuição gradual da nebulosidade, as temperaturas máximas devem voltar a subir, principalmente no domingo.

No interior, como nas regiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, os termômetros podem variar entre 34°C e 38°C. Áreas do Litoral Norte também devem registrar calor mais intenso.

Com informações do O Povo.

Motorista colide contra palco de Carnaval e atropela duas pessoas, no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Um motorista em alta velocidade colidiu contra um palco de Carnaval montado na Rua 21 de Junho na cidade do Crato, Cariri cearense, e atropelou duas pessoas que estavam no local. O caso ocorreu na manhã deste sábado (31). 

Após o acidente, o condutor fugiu da rua e não prestou socorro, mas foi preso horas depois, conforme nota atualizada da Polícia Civil.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e atendeu os feridos, que sobreviveram. Uma das vítimas era o vigia. Vídeos de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro cinza avança sobre a estrutura montada e arrasta os equipamentos.

Com informações do G1 Ceará.