Web Radio Cultura Crato

sábado, 12 de abril de 2025

Chove em 98 municípios cearenses


Foto Samuel Setubal
O Ceará tem 98 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de quinta-feira, 10, e 7 horas desta sexta-feira, 11. Todo o território do Estado recebeu aviso de perigo de pluviosidades intensas até esta sexta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As precipitações concentram-se principalmente no Cariri, Litoral de Fortaleza, Jaguaribana e Maciço de Baturité. As informações são do balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Missão Velha, no interior do Estado, registrou o maior índice, com 105, 8 milímetros (mm).

Conforme dados da Funceme, as demais localidades foram Farias Brito (101 mm), Barbalha (77 mm), Juazeiro do Norte (76 mm), Maranguape (75 mm), Tabuleiro do Norte (74, 6 mm), Crato (67 mm) e Capistrano (62 mm).

Fortaleza marcou 12, 8 mm no posto do Pici.

Com informações do O Povo.

36 cidades no Ceará terão emissoras de rádios educativas

Foto Ceará Agora 
A população brasileira contará com novas emissoras de rádios educativas em diversas regiões do País. O Ministério das Comunicações recebeu 546 propostas de operação em 237 cidades, distribuídas por 25 estados. Este foi o primeiro processo seletivo do Plano Nacional de Outorgas (PNO) de Rádios Educativas, lançado em 18 de dezembro de 2024. Além desse, há previsão de mais três editais até 2026.

No Nordeste, houve manifestações em 81 municípios, sendo 36 no Ceará, 27 em Pernambuco, seis na Paraíba, cinco no Maranhão, cinco no Piauí, uma na Bahia e uma no Rio Grande do Norte.

A região Sudeste registrou o maior número de cidades com manifestações recebidas: 100 no total. Foram identificados interessados em operar rádios educativas em 72 cidades de Minas Gerais, 16 de São Paulo, sete do Espírito Santo e cinco do Rio de Janeiro.

No Sul, foram registradas propostas em dez cidades de Santa Catarina, nove do Paraná e cinco do Rio Grande do Sul.

Na região Norte, o Ministério das Comunicações contabilizou 22 cidades interessadas em novas rádios educativas: nove no Pará, quatro em Roraima, quatro no Tocantins, duas no Amazonas, duas em Rondônia e uma no Acre.

No Centro-Oeste, dez cidades demonstraram interesse: cinco no Mato Grosso, três em Mato Grosso do Sul e duas em Goiás.

Puderam participar do processo seletivo pessoas jurídicas de direito público interno, instituições de ensino superior privadas sediadas no Brasil e credenciadas pelo Ministério da Educação, além de fundações de direito privado cujos estatutos estejam em conformidade com o Código Brasileiro de Telecomunicações e legislação correlata.

Com informações do Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário