![]() |
| Foto Divulgação Instituto Butantan |
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil, encaminhado pelo Instituto Butantan, em parceria com a Valneva, empresa farmacêutica franco-austríaca.
O imunizante IXCHIQ, de dose única, será indicado para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais, que estejam em risco aumentado de exposição ao vírus. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas.
Para a publicação do registro, a Anvisa definiu um Termo de Compromisso que prevê a realização de estudos de efetividade e segurança da vacina.
Avaliação
Segundo o Butantan, a vacina foi avaliada nos Estados Unidos em 4 mil voluntários de 18 a 65 anos. Como resultado, 98,9% dos participantes do ensaio clínico produziram anticorpos neutralizantes, com níveis que se mantiveram robustos por cerca de seis meses.
O imunizante já recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos, e da European Medicines Agency (EMA), da União Europeia.
Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença, que pode causar dor crônica nas articulações e afetou 620 mil pessoas no mundo só em 2024.
Ainda conforme o Butantan, no estudo clínico de fase 3 feito com adolescentes brasileiros, após uma dose da vacina, foi observada presença de anticorpos neutralizantes em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% daqueles sem contato anterior com o vírus. A proteção foi mantida em 99,1% dos jovens após seis meses.
A maioria dos eventos adversos registrados após a vacinação foi leve ou moderada, sendo os mais relatados dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e febre.
O Butantan ainda trabalha em uma versão da vacina com parte do processo produtivo realizado no Brasil. A versão usa componentes nacionais e será melhor adequada à incorporação pelo SUS, pendente análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), Programa Nacional de Imunizações e demais autoridades de saúde. Só após a aprovação pelo Conitec, a vacina poderá ser distribuída.
Com informações do Diário do Nordeste.
Acidente de trânsito deixa jovem morto em Várzea Alegre
![]() |
| Foro Reprodução |
Um jovem de 23 anos morreu na manhã deste último domingo, 13, após um acidente de trânsito na rua Sérgio Pontes, bairro Betânia, na cidade de Várzea Alegre, no começo tarde do sábado, 12.
Segundo populares, Rian Batista estava em uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo.
Sobre a dinâmica do acidente, populares disseram que ele bateu na faixa contínua de pedras, mais conhecida por fio de pedra. Rian estava alcoolizado.
O jovem foi internado em um hospital na Região Metropolitana do Cariri, após ser transferido do Hospital São Raimundo Nonato, nesta cidade, depois de ser socorrido pela viatura do Samu.
Rian morava no bairro Betânia, nas proximidades da Vila Cacilda. Ele era solteiro. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a perda do jovem.
Com informações do Site Várzea Alegre Agora.


Nenhum comentário:
Postar um comentário