quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Gripe ou Covid - Secretaria da Saúde investiga 19 mortes em casa por síndrome gripal em Fortaleza

 Período das mortes se refere aos últimos 15 dias - Apuração é para saber se óbitos foram provocados por Covid-19 ou Influenza

Óbitos domiciliares investigados foram causados por síndromes gripais ainda não definidas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (5), que está investigando as causas de 19 óbitos domiciliares em Fortaleza em decorrência de síndromes gripais. A informação foi adiantada pelo titular da pasta, Marcos Gadelha.
Segundo a Secretaria da Saúde, esses óbitos domiciliares por síndromes gripais aconteceram nos últimos 15 dias. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep) está investigando se elas ocorreram após quadros de Influenza ou Covid-19.
O número de atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) subiu mais de 1000% no mês de dezembro, em comparação com o mês de novembro. Segundo dados do IntegraSUS, o índice de atendimentos por gripe saiu de 415 pacientes atendidos para 4.890. Já por Covid-19, o aumento foi de 787 para 1.252.
Apenas nos primeiros quatro dias do ano, o IntegraSUS já registra 5.474 atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza.
De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, os números de internação em enfermaria e terapia intensiva vêm crescendo.
O IntegraSUS registra esse aumento na demanda por leitos de enfermaria e UTI. Conforme dados desta quarta-feira (5), 118 pessoas aguardavam transferência para leitos de enfermaria e 49 para UTIs. Há um mês, esses números eram, respectivamente, 17 e 8.

CRUELDADE: JOVEM DE ITAREMA SOFRE ESTUPRO COLETIVO E MORRE POR HEMORRAGIA

A jovem atleta e jogadora de futebol feminino Maria Erica Alves Mecias, de 26 anos, foi vítima de estupro coletivo na noite do último sábado dia 1º na cidade de Acaraú, litoral oeste do Ceará, segundo informações, a vítima morava há dois anos em Santa Catarina e chegou em Itarema no início do mês de dezembro para passar as férias com a família, ela chegou inclusive a participar de um torneio de futebol feminino realizado no mês passado em Itarema.

Na noite do sábado dia 1º a vítima foi na companhia de amigas para uma festa na cidade de Acaraú e lá foi assediada e estuprada por homens desconhecidos, ao chegar em casa, a jovem não relatou o ocorrido para sua família, porém após se sentir mal foi levada na manhã do domingo (2) ao Hospital Municipal de Itarema Natércia Rios e de lá encaminhada para a Santa Casa de Sobral, após a realização de exames, foi constatado que haviam introduzido algum objeto na vagina da vítima, ocasionando sérios danos entre a vagina e o útero da vítima, causando a sua morte por hemorragia na manhã de segunda-feira (3).

O corpo da vítima chegou à residência de seus pais na comunidade de Porto dos Barcos, região da praia da cidade de Itarema na tarde desta terça-feira (4), o velório foi realizado durante toda noite sob forte emoção de familiares e amigos. A patroa da vítima veio de Santa Catarina para acompanhar o sepultamento da jovem atleta, que foi realizado na manhã desta quarta-feira (5) em Itarema. Um vídeo em homenagem a vítima foi publicado nas redes sociais.

A Policia Civil abriu inquérito para apurar o crime e identificar os responsáveis. (Portal Vale do Acaraú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário