quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ceará têm registros de pacientes com "flurona"

 


Especialistas alertam que a tendência é aumentar a incidência da dupla infecção. A condição ficou conhecida como flurona, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Três pacientes de Fortaleza, entre eles dois bebês de 1 ano, tiveram o diagnóstico das duas doenças simultâneas desde o aumento dos casos de síndromes gripais, em dezembro.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as crianças estiveram internadas em unidades particulares, sem agravamento do quadro clínico e já receberam alta hospitalar. O terceiro paciente é um homem de 52 anos que não precisou de internação e cumpre isolamento.

Para especialistas, a dupla infecção deve aumentar, já que os dois vírus estão circulando ao mesmo tempo e são altamente transmissíveis. Por isso, alertam, é preciso estar com a vacinação em dia.

“Além da pandemia de Covid, o Rio vive uma epidemia de Influenza. Por isso, os casos de coinfecção podem ocorrer. Aqueles que foram vacinados contra Covid e contra Influenza tendem a evoluir de uma forma muito boa. Entretanto, quem não se vacinou pode evoluir com mais gravidade”, disse Roberto Medronho, infectologia da UFRJ.

“Desde o início da pandemia, temos receio do surgimento de uma coinfecção – a mesma pessoa ter os vírus da gripe e da Covid. Nos últimos tempos, temos lidado com o vírus da gripe e com a variante ômicron, que é muito mais contagiosa, circulando em vários estados. Por isso, muito provavelmente a gente vai ver mais coinfecção, o que pode causar um quadro mais grave, uma vez que os dois vírus atingem o mesmo sistema no organismo do indivíduo”, explicou a pediatra e infectologista, Cristiane Meirelles.

Ela falou sobre a importância da testagem: “Por isso, é importantíssimo que as pessoas testem. O diagnóstico vai ser fundamental para que o médico oriente o tratamento adequado e também o tempo de isolamento”. (Sistema Paraíso)

TRAGÉDIA - Dois irmãos morrem vítimas de descarga elétrica no distrito de São Miguel

                        

Na tarde desta terça-feira, dia 04, um fato trágico vitimou dois jovens, irmãos, enquanto estavam no interior da casa em que moravam na localidade conhecida como Alto de São Miguel, ao lado da BR-222, em Iratinga, na zona rural de Itapajé.

Identificados como João Anderson da Silva Mesquita, 17 anos, e José Gabriel da Silva Mesquita, 18 anos, ambos sofreram uma forte descarga elétrica quando apenas um deles conectou um aparelho celular com o carregador na tomada, atingindo ainda o segundo irmão. Os dois caíram desacordados no chão da própria residência.

Após ouvir o forte estrondo no interior da casa, a avó dos jovem foi ver o que se tratava e os viu caídos. Muito aflita, ela ainda tentou reanimá-los e logo depois pediu socorro aos vizinhos. Os irmãos foram socorridos até à emergência do hospital municipal, mas chegaram sem vida na unidade hospitalar.

Segundo a avó das vítimas, o forte estrondo no interior da casa se deu junto de um raio seguido de um trovão escutado naquela região e todo o município.

Os corpos de João Anderson e José Gabriel serão encaminhados pela rabecão da Perícia Forense ao núcleo da Pefoce em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário