
Insuficiência cardíaca pode ter sintomas corriqueiros; saiba identificá-los
No Brasil, por ano, são diagnosticados cerca de cem mil novos casos de insuficiência cardíaca, caracterizada pela incapacidade de o coração bombear sangue suficiente para nutrir o organismo. A detecção do problema, no entanto, nem sempre é simples, já que os sintomas se confundem com os de outras doenças. Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração, ainda que ela pareça corriqueira ou sem relevância.
A insuficiência cardíaca é considerada uma síndrome, já que afeta o organismo todo, fazendo aparecerem problemas no fígado, nos pulmões e nos rins, por exemplo. Trata-se da principal causa de hospitalização em pessoas com mais de 65 anos, as mais atingidas, e provoca de duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados.
Segundo o cardiologista Denilson Albuquerque, a doença é a evolução de uma cardiopatia que não foi bem tratada — como enfarte, que leva à perda de parte do músculo cardíaco viável, ou hipertensão e miocardites, que podem comprometer a força contrátil do coração.
— Não fumar, controlar o peso e combater a hipertensão previne e trata as cardiopatias, o que também previne a insuficiência cardíaca — diz Albuquerque, chefe do serviço de cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, e membro do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
De acordo com o cardiologista Dirceu Rodrigues Almeida, professor da Universidade Federal de São Paulo, em mais de 90% dos casos, o diagnóstico da síndrome é clínico, mas exames como ecocardiograma podem ajudar. O tratamento é feito com medicamentos, que reduzem os sintomas e o risco de morte.
Foto: Divulgação
DO EXTRA Online
Dois mortos num acidente de transito ocorrido na madrugada deste sábado(12) na Avenida Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.

Dois mortos num acidente de transito ocorrido na madrugada deste sábado(12) na Avenida Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.
Um greve acidente de transito ocorrido por volta das 03 horas, deste sábado (12), ,na Avenida Leão Sampaio (CE 060), imediações do Hotel Ingra, em Juazeiro do Norte matou dois homens que ficaram com os corpos mutilados, inclusive, um dos mortos teve braços e pernas decepados.
Testemunhas disseram aos policiais que atenderam a ocorrência, que as vitimas ao tentarem atravessar a pé a via foram colhidas por um carro modelo Corolla de cor prata e plcas OLG-5673, que vinha sentido Juazeiro do Norte – Barbalha. Ao colidir com os pedestres o automóvel rodou na pista indo de encontro ao um poste de iluminação no canteiro central da avenida atravessando para o outro lado da estrada vindo a colidir com outro veiculo modelo Citroën C4 Pallas de cor prata e placas EEU-3690, inscrição de Crato, guiado por Navarro Damasceno o qual se encontra em observação médica no Hospital Regional do Cariri. que seguia de Barbalha para juazeiro do Norte.
Os atropelados morreram na hora. A perícia forense recolheu os pedaços dos corpos para necropsia no IML de Juazeiro do Norte. Até o momento do fechamento dessa matéria, as vítimas ainda não haviam sido identificadas.
Fotos: Agência Caririceara.com
Por: Jota Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário