terça-feira, 15 de abril de 2025

Mais de 850 mil cearenses utilizam o aplicativo Meu Detran

 


Foto Detran CE
Mais praticidade e comodidade a favor dos cearenses, que utilizam os serviços virtuais do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará por meio do aplicativo Meu Detran CE. 

Em todo o estado, já são 858 mil usuários, que baixaram a ferramenta digital no celular e a utilizam frequentemente, para diversas funcionalidades relacionadas à habilitação e veículos.

Desta forma, o app MEU DETRAN CE registra uma média mensal de mais de 160 mil utilizações para serviços variados como: consulta simples de veículos, emissão de boletos e acompanhamento de processos de habilitação, até informações sobre pontuação, validade e bloqueios de CNH, entre outros.

“O aplicativo MEU DETRAN CE tem sido um forte aliado para os cearenses, pois é uma ferramenta simples, de fácil manuseio e grande utilidade, proporcionando mais agilidade e segurança para todos, evitando que as pessoas caiam em golpes virtuais e resolvam suas demandas com mais eficiência”, destaca o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.

CNH Popular

O aplicativo Meu Detran CE pode ser utilizado, ainda, pelos candidatos inscritos no programa CNH Popular, que deram início ao processo para a conquista da primeira habilitação, para acompanhar todas as etapas.

Outra funcionalidade da plataforma virtual é a realização de inscrição e agendamento para o PROGRAMA MOTO SEGURA CE, do Governo do Ceará, destinado, no momento, aos motociclistas profissionais de Fortaleza e Região Metropolitana, para monitoramento e rastreamento do veículo, garantindo mais segurança ao instrumento de trabalho desses proprietários.

Com informações do Governo do Estado do Ceará.

Ceará tem 47 açudes sangrando

Foto Marciel Bezerra 
O Ceará registra, nesta segunda-feira 14, 47 açudes sangrando. Isso ocorre quando atingem a capacidade máxima e a água excedente transborda. Nesta segunda-feira, 14, o açude Ubaldinho, em Cedro, sangrou pela primeira vez neste ano. 

A informação foi atualizada às 16h44min desta segunda-feira, 14, no Portal Hidrológico, plataforma administrada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar do número expressivo, a quantidade atual de açudes sangrando é inferior à registrada no mesmo período do ano passado, quando 58 reservatórios estavam vertendo. Ainda assim, os volumes acumulados mostram melhora em relação ao ano anterior, apresentando atualmente o total de 9,81 bilhões de m³.

Abril teve o maior volume de água acumulada

O mês de abril é, até o momento, o que apresenta o maior volume de água acumulada em 2025, com os reservatórios atingindo 53% da capacidade total.

No entanto, foi em março que o Estado registrou o melhor aporte hídrico, com 2,08 bilhões de metros cúbicos entrando nos açudes monitorados, mais que o dobro do volume somado de janeiro e fevereiro.

Em março deste ano, o Ceará contabilizou 41 açudes sangrando, com um volume acumulado de 9,5 bilhões de metros cúbicos, o que corresponde a 51,38% da reserva total.

Em comparação com março de 2024, quando 34 açudes estavam vertendo com 8,4 bilhões de m³ (45,66% da reserva), o Estado apresentou um crescimento de 5,72 pontos percentuais no volume armazenado.

Açudes que atingiram capacidade máxima após anos

Entre os destaques deste ano está o açude Arneiroz II, que sangrou no dia 23 de março após 16 anos. Localizado no município de Arneiroz, o reservatório tem capacidade para 178,9 milhões de metros cúbicos. Outro exemplo é o açude Tatajuba, em Icó, que voltou a verter no fim de março após 13 anos.

Além deles, os açudes Colina, em Quiterianópolis, e Trici, em Tauá, sangraram pela primeira vez desde 2020. Já nesta segunda-feira, 14, o açude Ubaldinho, em Cedro, atingiu novamente sua capacidade total, algo que não ocorria desde maio do ano passado.

Ao todo, 157 reservatórios são monitorados no Estado, dividido entre 12 regiões hidrográficas. Além dos 47 açudes estão sangrando, 17 apresentam volume acima de 90%, e 29 operam com menos de 30% da capacidade

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário