quarta-feira, 1 de março de 2023

Janeiro teve 25 assassinatos no Cariri e o ano começou 8% mais violento


                    (Foto: Reprodução)   Demontier Tenório///Site Miséria


 No primeiro mês do ano 25 pessoas foram assassinadas em dez municípios da região do Cariri

Felipe e Luiz foram assassinados em Crato, enquanto Rafael tombou sem vida em Brejo Santo e Lucas em Assaré

No primeiro mês do ano 25 pessoas foram assassinadas em dez municípios da região do Cariri representando 9,96% do total de 251 homicídios no mês de janeiro em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,80 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,09 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos subiu de 248 em dezembro para 251 no mês passado.

Em nossa região foram nove a mais ao subir de 16 para 25 ou 36% de acréscimo na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em janeiro de 2022 tivemos 23 assassinatos e, neste, 25 ou dois a mais (+8%) no comparativo com o primeiro mês deste ano. Na comparação entre 2022 (23) e este ano (25) a diferença foi de dois homicídios ou 8% a mais. Em todo o Ceará foram 251 assassinatos este ano com uma participação de 9,96% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em dez ocorreram homicídios em janeiro, sendo que, dos 25 assassinatos do mês passado no Cariri, Crato respondeu por nove ou uma participação de 36% na matança regional. Os outros foram em Juazeiro (08) e os demais em Abaiara, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Missão Velha, Salitre, Santana do Cariri e Várzea Alegre com um cada. Ou seja, de um total de nove homicídios em janeiro no Crato, significa 36% em relação aos 25 no mesmo período no Cariri.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 251 homicídios no Ceará (25 no Cariri ou 9,96%)

Jovem morto a pauladas em Milagres com acusado preso e idoso morre afogado

 


 (Foto: Reprodução)  Demontier Tenório///Site Miséria

Duas mortes violentas 

Registradas de ontem para hoje no município de Milagres no Cariri no caso um homicídio e outra por afogamento

Pedaço de pau usado no espancamento contra Wanderley que morreu no HRC nesta terça-feira

Duas mortes violentas registradas de ontem para hoje no município de Milagres na região do Cariri no caso um homicídio e outra por afogamento. Por volta das 09h30min desta terça-feira morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro o ajudante de caçamba Wanderley Correia Leite, de 28 anos, que residia na Rua Priscila Bezerra (Bairro Habitat) naquele município. Ele tinha sido lesionado a pauladas na cabeça chegando a tingir o crânio.

O seu amigo Francisco de Sousa Lima, de 25 anos, residente no Conjunto Habitat 2, foi quem informou à mãe de Wanderley que tinha encontrado o mesmo às 7 horas de segunda-feira agonizando numa calçada na Rua Artista Raimundo Hélio daquele conjunto quando terminou socorrido. Ele estava ao lado de pedaços de pau e a polícia de Milagres foi comunicada sobre o fato por funcionários do hospital acrescentando que seria transferido para o HRC em Juazeiro.

Já a genitora da vítima disse aos PMs que o seu filho tinha saído no domingo para beber com Francisco que terminou preso na tarde desta segunda-feira por policiais militares quando confessou o crime apontando como motivo o fato de Wanderley ter assediado uma criança de 3 anos. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia de Milagres e já responde por danos, receptação e, no dia 2 de abril de 2020, tentou matar a golpes de facão Rodney Braga de Pinho por conta de uma dívida. Já Wanderley respondia vários crimes de violência doméstica, incluindo a própria mãe.

Este foi o primeiro homicídio do ano em Milagres contra dois no ano passado. O último tinha acontecido no dia 6 de novembro quando foi encontrado o corpo de Emenias Ferreira Nunes, de 38 anos, no Sítio Serrote, apresentando marcas de espancamentos a pauladas. Ele estava residindo naquela localidade procedente de Aracati, onde respondia contravenção penal, injúria e ameaça em situações de violência doméstica, além de arrombamento e resistência à prisão.

AFOGAMENTO – Antes, por volta das 14 horas desta segunda-feira, o idoso Francisco Vitalino dos Santos, de 62 anos, que residia no Sítio Cabaceiras na zona rural de Milagres, foi encontrado sem vida nas águas do açude do Sítio Caraíbas. O mesmo já apresentava avançado estado de decomposição e o cadáver foi retirado do reservatório por militares do Corpo de Bombeiros de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário