domingo, 20 de novembro de 2022

Ceará e outros 11 estados têm aumento de síndrome respiratória pelo coronavirus, aponta Fiocruz

 


Novo boletim Infogripe, divulgado nesta sexta-feira (18), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo coronavírus em 12 estados brasileiros, dentre eles, o Ceará. Na maioria, segundo o estudo, o crescimento se concentra em crianças e adolescentes.

A análise se baseia em dados inseridos pelos estados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (14). Nesse período, os casos de SRAG provocados pelo coronavírus representaram 47% do total.

Constam, também, na lista: Alagoas, Amazonas, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Além disso, 17 capitais apresentam sinais de crescimento de casos na tendência de longo prazo, conforme a Fiocruz, especialmente em crianças. São elas: Fortaleza, Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.

No Ceará, três açudes seguem sangrando em novembro


Três açudes seguem sangrando no Ceará neste mês de novembro e pelo menos oito estão com aporte acima de 90%. Dados foram extraídos do Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), atualizado às 18h57min desta última sexta-feira, 18.

Sangram na Unidade Federativa os açudes Caldeirão (Saboeiro), Germinal (Palmácia) e Tijuquinha (Baturité). O primeiro localizado na bacia do Alto Jaguaribe e os dois últimos na Metropolitana.

Em entrevista ao repórter Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta sexta-feira, o gerente da Cogerh, Alberto Medeiros, comenta sobre o sangramento das barragens. Além disso, ele também fala a respeito dos açudes situados no Cariri cearense que estão na eminência de sangrarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário