sábado, 12 de março de 2016

Urnas eletrônicas passam por teste de segurança

Durante três dias, especialistas em violar sistemas eletrônicos tentaram quebrar a segurança da urna eletrônica. O chamado Teste Público de Segurança reuniu 13 participantes entre os dias 8 e 10 deste mês em Brasília. Uma Comissão Avaliadora apresentará o resultado dos exames de segurança na próxima terça-feira (15).

“Nesses testes o objetivo é identificar pontos de fragilidade. Uma vez identificados, nós temos tempo de fazer a melhoria para implementar nas eleições”, disse o secretário de Tecnologia de Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino.

Ele diz que esse tipo de teste acontece apenas no Brasil. “Não há outro país que faça algo semelhante de abrir os sistemas eleitorais para que investigadores ou hackers venham tentar quebrar as barreiras de segurança do processo”. Para ele, os testes são uma forma eficiente de melhorar a urna eletrônica.

Dois outros testes foram feitos em anos anteriores. O diferencial desta terceira edição é que foi a primeira depois que o tribunal aprovou uma resolução tornando os testes obrigatórios antes das eleições.

Segundo ele, um relatório será elaborado com as possíveis fragilidades encontradas pelos investigadores. A equipe do TSE buscará soluções e depois submeterá a urna a um novo teste feito pelo investigador que encontrou a fragilidade.

Dois adolescentes são executados dentro de casa em Fortaleza


De acordo com a Polícia, Yuri Pires, de 16 anos, e Willame Barbosa, 17, estavam na residência da mãe de Yuri, quando foram mortos por dois homens (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)
Dois adolescentes de 16 e 17 anos foram executados, no início da tarde de ontem, com tiros na cabeça. As vítimas estavam dentro de uma casa, no Conjunto Jardim Jatobá I, bairro Siqueira, quando foram assassinadas. O duplo homicídio teria sido motivado por um ´acerto de contas´.

De acordo com a Polícia, Yuri Pires Guimarães, de 16 anos, e Willame Barbosa Gomes, 17, estavam na residência da mãe de Yuri, situada na Rua Nova, quando dois homens chegaram em uma motocicleta, desceram do veículo e invadiram a casa. A dupla atirou nas cabeças das vítimas e fugiu.

Crimes

Os jovens, conforme a Polícia, teriam envolvimento com drogas e também realizavam assaltos na região. A Polícia suspeita que a motivação do crime tenha sido um ´acerto de contas´.

Também na tarde de ontem, Carlos Araujo, 18 anos, conhecido como ´Guguinha´, foi morto dentro da casa onde morava, na Rua Astrogildo Fontoura, Barra do Ceará, Zona Oeste da Capital.

O rapaz estava em uma cadeira, na porta de casa dele, quando quatro homens encapuzados, chegaram em um veículo prata e executaram a vítima.

Segundo a Polícia, ´Guguinha´ seria comparsa de Gabriel Lima, o ´Biel´, acusado de matar um policial do BPRaio, em fevereiro deste ano.

Equipes da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram nos locais dos crimes e iniciaram as investigações. Até a noite de ontem, ninguém havia sido preso pelas três mortes.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário