
Cidadãos são atacados e mortos por bandidos nas ruas da Capital, da RMF e no Interior do Ceará
Cinco comerciantes, três policiais militares, dois estudantes, dois vigilantes, um servidor municipal, um mototaxista, um vereador e empresário, além de um Juiz de Direito aposentado. Estas são alguns dos 23 cidadãos mortos por bandidos no Ceará em pouco mais de dois meses de 2016. Foram crimes de latrocínios (roubos seguidos de morte) que chocaram a população de deixaram a marca da violência que avança pelo Ceará Pacífico.
A mais recente vítima dos assaltantes foi o juiz de Direito, aposentado, Edvalson Florêncio Marques Batista, 77 anos. No fim da tarde da última terça-feira (8), o magistrado acabou sendo atacado e morto por bandidos quando fazia caminhada com sua esposa em uma praça no bairro Cocó, na zona Leste de Fortaleza. Um adolescente foi apreendido como suspeito de envolvimento no caso.
Assim como o juiz, outras 19 pessoas perderam a vida em assaltos nas ruas, avenidas e praças de Fortaleza, da Região Metropolitana e no Interior do Estado.
Uma das primeiras vítimas da onda de latrocínios no Ceará neste ano foi o servidor público municipal, Jubiabá Lavor do Nascimento, que trabalhava no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Fortaleza. Logo no primeiro dia último do mês, uma segunda-feira (4 de janeiro), ele saía de casa para o trabalho, quando foi atacado e moto a tiros por ter se recusado a entregar seu celular aos assaltantes. O crime ocorreu no bairro Jardim América, nesta Capital.
Outra vítima dos bandidos foi o empresário e vereador José Marcondes Rodrigues, assassinado, a tiros, dentro de uma barraca na Praia de Almofala, no Município de Itarema, no litoral Oeste do Ceará (a 210Km da Capital). Ele reagiu ao ataque de assaltantes e foi baleado.
No Conjunto Ceará, na noite de 26 de janeiro, o sargento da Polícia Militar, José Eudes da Silva Monte, 46 anos, tinha acabado de deixar o Quartel onde servia e seguia para casa de ônibus, quando bandidos armados invadiram o coletivo e anunciaram um assalto. O sargento tentou reagir e acabou baleado e morto pelos marginais.
Já o soldado PM Augusto Herbert Félix, 28, do Batalhão Raio, reagiu a um assalto na manhã do dia 12 de fevereiro, na Travessa Santo Amaro, bairro Pici, em Fortaleza, e também perdeu a vida ao ser baleado por um dos assaltantes.
Veja a lista das pessoas mortas durante assaltos no Ceará em 2016:
JANEIRO
01 – Jubiabá Lavor do Nascimento/funcionário público municipal (Fortaleza)
02 – José Marcondes Rodrigues/empresário e vereador (Itarema)
03 – José Lopes da Silva/comerciante (Maracanaú)
04 – Hudson Danilo de Oliveira/policial militar (Jaguaretama)
05 – Manoel Nilton Cavalcante/comerciante (Morada Nova)
06 – Nathan Furtado Ponte/vendedor ambulante (Fortaleza)
07 – José Moreira Gomes/estudante (Crato)
08 – Sebastião Pereira da Silva/comerciante (Barreira)
09 - Antônio Marcos Teixeira da Silva/comerciário (Tianguá)
10 – José Eudes da Silva Monte/policial militar (Fortaleza)
11 – Manoel Enéas Rodrigues Júnior/vigia (Maracanaú)
12 – Flávio Ferreira/comerciante (Maracanaú)
13 – José Elmo Irineu/comerciante (Fortaleza)
14 – Moisés Costa da Silva (Jijoca de Jericoacoara)
15 – João Dênis de Holanda (Sobral)
FEVEREIRO
16 – José Carlos Ferreira de Almeida/vigilante (Caucaia)
17 – Augusto Herbert Félix/policial militar (Fortaleza)
18 – José Willemar Ferreira/aposentado (Fortaleza)
19 – Valdênia Araújo de Lima/cobradora (Fortaleza)
20 – José Anchieta Pinheiro Campelo/comerciante (Fortaleza)
21 – Flávio Miranda/vigilante (Maracanaú)
22 – Cícero Costa de Oliveira/mototaxista (Assaré)
MARÇO
23 – Edvalson Florêncio Marques Batista/juiz de Direito aposentado (Fortaleza)
50 mulheres assassinadas no Ceará em 2016
Uma mulher foi executada, a tiros, na manhã de ontem, na BR-116, Km 15, no Eusébio
Subiu para 50 o número de mulheres assassinadas no Ceará em apenas dois meses e 10 dias de 20165. A mais recente vítima da violência foi uma dona de casa, executada, a tiros, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O crime ocorreu no começo da manhã desta quarta-feira (9) na altura do quilômetro 15 da BR-116, no Município do Eusébio. A vítima – ainda não identificada - trafegava em sua motocicleta quando foi atacada por dois homens que estavam em outro veículo do mesmo tipo.
Tiros foram disparados e a mulher teve morte instantânea. Policiais rodoviários federais foram ao local do crime e acionaram a Polícia Estadual. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e outra da Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME) iniciaram investigações ainda no local do assassinato em busca de pistas que levem à elucidação com caso, com a identificação dos autores do assassinato.
Outros casos
Um jovem de 18 anos foi morto, a tiros, também na região Metropolitana de Fortaleza nas últimas 48 horas. O crime ocorreu no bairro Banguê, periferia da cidade de Pacajus (49Km da Capital). Elton Kennedy Barbosa, 18 anos, foi executado com cerca de 10 tiros quando se encontrava no interior de um veículo Del Rey nas proximidades de um campo de futebol.
Na cidade de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), a Polícia local registrou dois casos de homicídios e outro de achado de cadáver com sinais de violência. O primeiro crime aconteceu na localidade de Patos, distrito de São João do Aruaru, quando Victor Roberto da Silva, 20 anos, conhecido por “Vitinho”, foi morto a tiros.
Em seguida, no bairro Prourb, o adolescente identificado como Matheus L.N.M, de 15 anos, também acabou sendo assassinado, a tiros, por desconhecidos.
O terceiro caso ocorreu ainda de manhã, quando populares encontraram o corpo de um homem enterrado em uma cova rasa no leito seco do Rio Banabuiú. A vítima apresentava sinais de violência e não foi identificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário